Museu do Chiado desafia mais de 100 artistas a criar vídeos sobre processo criativo

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

O Museu Nacional do Chiado convidou 130 artistas visuais a revelar os seus métodos para mostrar ao público nas redes sociais.

Dos 130 que receberam o repto lançado pelo MNAC – e há ainda mais 50 convites prestes a serem enviados – cerca de uma centena respondeu afirmativamente e, destes, 25 enviaram um vídeo, tendo sido já publicados 15 na rede social Facebook e no YouTube em visualização acessível ao público desde o início de fevereiro.

Luís Silveirinha, Ana Vidigal, Nuno Nunes-Ferreira, Alice Geirinhas, António Olaio, Cristina Ataíde, Henrique Vieira Ribeiro, Rita Barros, Inês Almeida, António Faria, Rui Macedo, Ana Romãzinho, Manuel Botelho, e Fátima Mendonça são os artistas cujos vídeos já foram colocados gradualmente naquelas plataformas digitais.

Os convites têm estado a ser dirigidos a artistas de várias gerações, de todos os pontos do país, com diversas expressões plásticas, do desenho à gravura, pintura, escultura, fotografia, cerâmica, “media art”, instalação, performance, joalharia e têxtil.

“A extraordinária generosidade de revelação dos seus processos, a diversidade de abordagens e registos, a franqueza e criatividade que se testemunham, tornam estes breves vídeos um muito relevante testemunho dos criadores contemporâneos”, evidenciou Emília Ferreira, diretora do Museu.

No caso do Facebook as entradas vão desaparecendo na cronologia à medida que entram outras novas, embora não sejam retiradas, e depois são colocadas no YouTube, “para que não se percam e fiquem acessíveis” ao público.

Emília Ferreira diz ter ainda disponíveis 14 novos vídeos que deverão entrar nas redes sociais ao longo das próximas duas semanas, nomeadamente de Carlos Noronha Feio, Ana Cardoso, Pedro Proença, Rosário Forjaz, Manuel Valente Alves, Catarina Patrício, Pedro Saraiva, Graça Sarsfield, Rodrigo Gomes, Emília Nadal e Paulo Brighenti.

“Estou à espera de mais 81 filmes nos próximos dias, que irão depois sendo gradualmente publicados”, indicou, sobre os vídeos em vias de criação por artistas como Adriana Molder, Cabrita Reis, Pedro Calapez, Gabriela Albergaria, Jorge Molder, João Tabarra, Valter Vinagre, Marta Wengorovius, Teresa Magalhães, Miguel Branco, Susana Mendes Silva, Sofia Areal, Xana, João Louro, Pedro Pires, Manuel San Payo, José de Guimarães, Graça Morais, Gustavo Sumpta, Catarina Leitão ou Graça Pereira Coutinho.

O Museu do Chiado foi fundado em 1911, como Museu Nacional de Arte Contemporânea, está instalado no Convento de São Francisco, no centro histórico de Lisboa, e o seu acervo integra mais de 5 mil peças de arte, num percurso cronológico desde 1850 até à atualidade, incluindo pintura, escultura, desenho, fotografia e vídeo.

Fonte: JN

Para mais informações (+)