Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva recebe exemplo raro de pintura assinada pelos dois artistas

arpad_szenes_vieira_silva

A Fundação Claude & Sofia Marion doou ao Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva, em Lisboa, uma pintura que tem a rara particularidade de ter sido criada em colaboração pelo casal de artistas.

Intitulada Le feu d’artifice (O Fogo de Artifício), a obra data de 1939 e é um guache sobre cartão, de formato quase quadrado (74 por 75,5 centímetros), que apresenta, sobre um fundo negro, uma explosão de figuras geométricas e símbolos coloridos, pontuada por estrelas e cometas, com o sol no centro.

“É a única obra que conheço pintada por ambos os artistas. Podem até existir mais, que desconheço, mas são peças muito raras”, sublinhou a directora do museu Arpad Szenes-Vieira da Silva, Marina Bairrão Ruivo, que informou a Lusa desta doação.

Criada ainda em vida de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), uma das mais importantes pintoras portuguesas, e instituída por decreto-lei em 10 de Maio de 1990, a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, que tutela o museu com o mesmo nome, tem como missão garantir a existência de um espaço, em Portugal, onde o público possa contactar permanentemente com a obra do casal de artistas.

Fonte: Público

Para mais informações (+)