Festival de Santa Cecília na Extensão do Romantismo

182

museu_romantico_porto

A Extensão do Romantismo vai acolher o Festival de Santa Cecília, que surge da parceria entre a Câmara Municipal do Porto e o Curso de Música Silva Monteiro. O evento tem como objectivo principal aproximar os premiados e participantes do Concurso Internacional de Santa Cecília (CISC) do público portuense. A edição deste ano, que conta com a participação dos premiados do ano passado, decorre de 4 a 6 de Fevereiro.

O festival realiza-se num piano histórico que pertenceu a Guilhermina Suggia e é dedicado a um repertório dessa época. Trata-se de um piano restaurado pela oficina especializada da Lamiré Casa dos Pianos, que tem um valor sobretudo simbólico, por ter sido um instrumento de estudo da célebre violoncelista portuense. A entrada é gratuita, mas está sujeita a levantamento de bilhete nas estações do Museu da Cidade no dia do concerto, com entrega limitada a dois bilhetes por pessoa.

O primeiro recital acontece a 4 de Fevereiro, às 18.30, com Philipp Scheucher, também vencedor do International Music Prize (Colónia), a interpretar três sonatas de Beethoven. No dia seguinte, 5 de Fevereiro (16.00), Ivan Bašić interpreta Scarlatti, Chopin, Ravel e Cláudio Carneiro. A fechar o festival, no dia 6, às 16.00, o pianista e doutorando na Academia das Artes de Novi Sad, Aleksandar Djermanović, interpreta Bach, Schubert, Lizst, Rachmaninoff e as valsas de Brahms.

Siga-nos