1ª Bienal Internacional Heclectik Art-Glass no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa

bienal_heclectik_art_glass_braga

No âmbito da 1ª Bienal Internacional Heclectik Art-Glass”, a realizar no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, vão decorrer várias oficinas criativas.
Programa:
Dia 10 de maio – OFICINA DA ARTE E RECICLAGEM DO VIDRO
Há mais de 15 anos, O Atelier Azzurro, fundado em 2003 em São Paulo – Brasil, sob a coordenação da Artista Plástica e Escultora – Rossana Gobbi, oferece oficinas de reciclagem na técnica do fusing, há 10 anos, ministrando para todas as idades, em especialmente, aos alunos de instituições educacionais, a oficina em referência.
OBJETIVOS
Oficina da Arte em Vidro e criação artesanal de uma peça a partir do vidro plano na técnica de fusão (fusing), como forma de contacto e experimentação da técnica. Dar informações sobre o vidro, material nobre, milenar e 100% reciclável.
Desenvolver novas habilidades com base nos conhecimentos importantes sobre o meio ambiente, reciclagem e criações de vidro.
PÚBLICO ALVO – Alunos do 1º Ciclo – 3º e 4º ano.
Data – 10/05
Máximo por Turma – 20 crianças.
Segurança – Sem riscos – Vidro com acabamento nas bordas para manuseio seguro.
Duração – das 10:00 às 12:00h.
Dia 12 de maio – OFICINA ECOVIDRO
Há 25 anos, Rosa Martins é formada em Educação Infantil e há 6 anos tem o atelier 3TArtGlass, onde produz peças em vidro e dá aulas a crianças e adultos utilizando as técnicas conhecidas diretamente no vidro.
OBJETIVO
O vidro é uma matéria surpreendente, ele é reciclado e transformado em arte. Nesta oficina os participantes irão tomar conhecimento da história e fabricação do vidro e suas diferentes utilidades. Os alunos vão puder também experimentar o material “vidro”, de forma segura e irão explorar cor, transparência e manuseamento de alguns tipos de vidro.
Vão puder também criarem o seu próprio quadrinho com materiais previamente preparados para estas actividades, permitindo assim vivenciar experiências únicas.
PÚBLICO ALVO – Alunos em idade pré-escolar.
Data – 12/05
Máximo por Turma – 20 alunos.
Segurança – Sem riscos – Vidro com acabamento nas bordas para manuseio seguro.
Duração – das 10:00 às 12:00h.
Dia 18 de maio – OFICINA PINTURA EM CUIAS
Sansão Antcorpus, passou a se dedicar em ações voluntárias, como educador social na Semana do Meio Ambiente, e ações voltadas às escolas, usando o desenho resalista como ferramenta de transformação. Esta oficina tem a autoria de Angelsea Augusta Lobato CamargoFona. Sansão tem o papel multiplicador de aplicar a oficina para vários países da Europa.
OBJETIVOS
Reconhecer a importância da preservação do Património Cultural de Natureza Imaterial da Cuieira na cidade de Santarém, no estado do Pará – Brasil, em função da plantação da Cuieira que produz no seu interior as sementes para um novo plantio. O aproveitamento da casca ornamental além de artesanal e artístico, os ribeirinhos utilizam como utensilio doméstico, onde são servidas comidas típicas, bebidas e armazenamento de líquidos e outros tipos de alimentos. A história e a linguagem expressiva que pode-se dar por intermédio das pinturas diversas realizadas nas cuias como suporte vindo da natureza.
Trabalhar a cultura indígena, por intermédios dos símbolos tribais e seus significados escolhidos pelos alunos.
PÚBLICO ALVO – 3º ciclo – 9º ano e Adultos.
Data – 18/05
Máximo por Turma – 20 Alunos.
Duração – das 10:00 às 12:00 h
Custo por participante de 5€ com material já incluído.
Marcação prévia para o telefone do museu: 253 615 844 ou pelo email: mdds.servicoeducativo@culturanorte.gov.pt
(a organização e textos são da responsabilidade da Heclectik-Art – Consultoria Artística Internacional.)