Município de Vila Franca de Xira

dim_2022

No dia 14 de maio, será celebrado pelo Museu Municipal de Vila Franca de Xira e pelo Museu do Neo-Realismo a Noite dos Museus e no dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus. Nestes dois dias serão várias as iniciativas que vão ser desenvolvidas, para público geral, famílias e público escolar.

14 de maio (Noite dos Museus)

Reservas Museológicas
Visita guiada às reservas museológicas do Museu do Neo-Realismo.
14 maio de 2022, 20.30h
Público-alvo: geral.
Marcação Prévia junto do Museu do Neo-Realismo.
Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira

Exposição “Invasões” do Grupo MODELSTEP
No próximo dia 14 de maio, pelas 21 horas, terá lugar no piso 1 da Fábrica das Palavras, a apresentação da Exposição “Invasões”, a qual estará patente até 14 de agosto. As três maquetes em exposição, que serão explicadas nesta atividade integrada na Noite dos Museus, são da autoria da Modelstep e ilustram respetivamente, um aspeto histórico deste período das Invasões Francesas a Portugal, no início do século XIX, um aspeto estratégico das Comunicações nas Linhas de Torres Vedras e, por fim, um exemplo de estrutura fortificada pertencentes às Linhas, localizada no concelho de Vila Franca de Xira.
14 maio de 2022, 21h
Fábrica das Palavras, Vila Franca de Xira

A (Re)afirmação de um Elemento Identitário – 70 Anos da Ponte Marechal Carmona
Visita guiada à exposição comemorativa dos 70 Anos da Ponte Marechal Carmona, em que se pretende destacar aquela que foi, à época, a maior e mais dispendiosa empreitada adjudicada pelo Estado Português e uma das mais importantes estruturas construídas no Portugal dos anos 50 do século XX. O ponto de encontro será no exterior, no Cais de Vila Franca de Xira, junto ao Monumento de Homenagem ao Cais da Jorna.
14 maio de 2022, 21.30h
Cais e Museu Municipal, Vila Franca de Xira

Exposições
Visitas livres em horário noturno, às exposições patentes no Museu Municipal e no Museu do Neo-Realismo.
14 maio de 2022, até às 23 horas
Entrada livre.
Museu Municipal e Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira

18 de maio (Dia Internacional dos Museus)

Representações do Povo / Pintar Matosinhos
Visita Guiada à exposição Representações do Povo, onde está refletido como artistas próximos ou distintos do neorrealismo representam o povo, na relação com os seus diferentes contextos geográficos e históricos. Atividade complementada com o ateliê sobre o Pintor Augusto Gomes, em que os participantes serão convidados a executar uma pintura em tela, retratando o modo de vida da comunidade piscatória de Matosinhos.
18 de maio de 2022, 10h
Público-alvo: escolar
Marcação Prévia junto do Museu do Neo-Realismo.
Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira

Ponte em Construção
Visita guiada à exposição comemorativa dos 70 Anos da Ponte Marechal Carmona, complementada com ateliê educativo para crianças.
18 maio de 2022, 10.30h
Público-alvo: crianças, famílias
Museu Municipal, Vila Franca de Xira

Mosaico Árabe
Visita guiada à exposição Do Tejo à Montanha, da Montanha às Lezírias, onde se apresenta uma visão da ocupação humana do território do Concelho de Vila Franca de Xira, desde a pré-história até ao grande terramoto de 1755. Atividade complementada com ateliê educativo sobre os achados arqueológicos árabes, recolhidos no Monte do Sr. da Boa Morte.
18 maio de 2022, 15h
Público-alvo: crianças, famílias