“OUTRAS: cartas de longe” | projeto artístico-performativo. Chamada à participação

projeto_outras

Está a decorrer uma Chamada Aberta entre os dias 03 e 23 de abril para inscrições num workshop criativo direcionado a mulheres imigrantes. Para participação neste workshop na cidade do Porto serão selecionadas 12 mulheres (cis, trans, nb+) sendo 9 em formato presencial e 3 online (para quem mora fora do Porto).

“OUTRAS: cartas de longe” é um projeto artístico-performativo por meio do teatro e da escrita, com apoio da DGArtes e do MIRA | artes_performativas, que se divide em duas etapas, uma de criação e pesquisa e outra de apresentação e partilha. O workshop decorre nos dias 06 e 07 de maio no espaço MIRA artes_performativas, no Porto. A partilha final do processo terá lugar nas datas entre os dias 01 e 04 de junho em espaço urbano a ser definido.

Podem candidatar-se mulheres (cis, trans, nb+) imigrantes, provenientes da América Latina, África ou Leste Europeu, que escolheram Portugal como sua morada e têm uma história para contar. Não é necessário ter conhecimento prévio em artes ou áreas afins. A inscrição é gratuita.

Sobre o workshop

“OUTRAS: cartas de longe” é um projeto investigativo a partir de auto narrativas em formato epistolar (cartas), gravações de áudio e vídeo, fotografias, exercícios cénicos e outros materiais escolhidos pelas participantes, mulheres (cis, trans, não binárias+) imigrantes em Portugal, para a manifestação de suas vivências (“escrevivências”) sob a forma artística no cruzamento de linguagens.

Equipa Artística e Técnica: Maria De Maria (atriz e diretora teatral, investigadora em género e performances) | Produção Executiva e Artística: Stella Zimmerman (produtora audiovisual e investigadora em estudos africanos) | Pesquisa e Equipa Artística: Luciane Araújo (historiadora, representante da Procuradoria da Mulher (BR) e investigadora em estudos africanos) | Criação de Arte e comunicação visual: Mina Velicastelo (designer gráfica e professora)

Inscrições: Inscrições abertas entre 03 e 23 de abril de 2023 através da ficha de inscrição no google forms: https://forms.gle/g84piNCk5ouXVv4C9
É possível que haja entrevista online para mais informações. A inscrição é gratuita.

Vagas: Serão 12 vagas, sendo 9 presenciais e 3 online (para as selecionadas em modo presencial no Porto, haverá ajuda de custo para alimentação e transporte no valor de 70 euros)

Horários: As candidatas devem ter disponibilidade para participar no workshop/laboratório entre os dias 06 e 07 de maio de 2023 das 10:00 às 17h no espaço MIRA | artes performativas em Campanhã.

FONTE: Projecto “OUTRAS”

Para mais informações (+)