Museu do Douro vai preservar espólio do Instituto do Vinho do Porto

museu_douro_interior

O Museu do Douro vai salvaguardar, restaurar e divulgar o património móvel do Instituto do Vinho do Douro, criado há 90 anos, que ajuda a conhecer a história da região demarcada, segundo foi divulgado.

Na segunda-feira foram assinalados os 90 anos da criação do Instituto do Vinho do Porto (IVP) que, em 2003, passou a designar-se Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

O presidente do IVDP, Gilberto Igrejas, disse hoje à agência Lusa que foi estabelecida uma parceria com o Museu do Douro com vista à preservação do património do instituto público, para que “as gerações futuras possam vir a usufruir de toda esta importante coleção que o IVP” acumulou desde a sua criação.

No âmbito do protocolo assinado com a Fundação Museu do Douro, o património móvel do IVP (1933 – 2003) passou para a unidade museológica, que tem sede no Peso da Régua, distrito de Vila Real, que o irá estudar, salvaguardar, preservar e, depois, divulgar e o mostrar ao público.