Há oito novas “Aldeias de Portugal” em Bragança, Aveiro, Viana do Castelo e Faro

251

aldeias_portugal

Bragança, Aveiro, Viana do Castelo e Faro são os distritos do país onde estão localizadas as novas oito Aldeias de Portugal, anunciou esta quarta-feira a Associação do Turismo de Aldeia (ATA), que atribuiu a certificação.

Em comunicado esta quarta-feira enviado à agência Lusa, a ATA, com sede em Ponte de Lima, destaca que Bragança totaliza quatro novas aldeias classificadas: Podence, no concelho de Macedo de Cavalheiros, distrito de Bragança, conhecida pelo Entrudo Chocalheiro classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2019, Algoso, no concelho de Vimioso, Moimenta da Raia, no concelho de Vinhais, e Sambade, em Alfândega da Fé.

A sul, a rede de Aldeias de Portugal é reforçada com a entrada da Alte, em Faro.

No concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, as Argas (de Baixo, Cima e de São João), situadas na Serra d’Arga, atualmente em processo de classificação como Paisagem Protegida Regional, é a única União de Freguesias certificada.

No distrito de Aveiro, Folhense, no concelho de Vale de Cambra, e Vale de Ílhavo, no município de Ílhavo, são as novas aldeias classificadas com o selo que “atesta a identidade dos territórios mais genuínos do país”.

A ATA foi fundada em 1999 e é composta por várias instituições empenhadas em potenciar o desenvolvimento socioeconómico, a promoção turística e a preservação patrimonial dos territórios rurais mais representativos das origens da genuína identidade portuguesa.

Atualmente, a instituição conta com 17 associados de todo o país.

O selo Aldeias de Portugal “distingue os povoados mais característicos da ruralidade portuguesa, em vertentes como o património histórico e cultural, gastronomia e artesanato, práticas e costumes sociais, recursos naturais e agrícolas, ofícios e produtos regionais”.

 

 

Siga-nos