“Memórias das Escolas do Palacete” em exposição no Museu da Memória de Matosinhos

exposicao_mumma

“Memórias das Escolas do Palacete”
Inauguração 26 de agosto, 17h
Museu da Memória de Matosinhos

“Memórias das Escolas do Palacete” é a mais recente exposição temporária do MuMMa. É uma homenagem da Autarquia aos milhares de alunos, professores e funcionários que frequentaram as diferentes escolas do Palacete Visconde de Trevões, hoje museu municipal, entre as décadas de 50 e 80. Nesse período, o edifício foi o centro das atenções de inúmeras gerações de jovens matosinhenses, que aqui estudaram, brincaram e sonharam em ter um futuro melhor. Esta mostra recorda a ambiência escolar de então, com um conjunto de materialidades ligadas às salas de aula, mas também aos espaços exteriores, com o recreio e os brinquedos em particular destaque.

Parte das peças e documentos patentes na exposição resultam de uma parceria com dois núcleos museológicos da Rede de Museus de Matosinhos – Museu da História da Escola Secundária Gonçalves Zarco e Museu da Escola de Lavra. O papel dos colecionadores privados, como Acúrcio Moniz e Armando Dourado, assim como de ex-alunos e professores foi também fundamental neste projeto.

A exposição estará patente até 25 de Fevereiro de 2024.

Fonte: MuMMA