Acervo de Ana Luísa Amaral entregue a ‘Casa dos Livros’ da Un. do Porto

ana_luisa_amaral

A “Casa dos Livros” da Universidade do Porto vai ser a guardiã do acervo da escritora e professora universitária Ana Luísa Amaral (1956-2022).

Ana Luísa Amaral publicou mais de três dezenas de obras dedicadas à poesia, teatro, ficção e literatura infantil, que lhe valeram a atribuição de diversos prémios literários nacionais e internacionais.

Em fase de catalogação, o acervo de Ana Luísa Amaral é composto pelas suas obras, pela biblioteca pessoal e pelo arquivo reunido ao longo da sua vida.

O acervo de Ana Luísa Amaral vai juntar-se aos de autores que já habitam na Casa dos Livros, como por exemplo Vasco Graça Moura, Eugénio de Andrade, Herberto Helder, Saúl Dias, Albano Martins, Manuel António Pina, Maria Virgínia Monteiro, Óscar Lopes, António Cortesão ou Humberto Maquero Moreno.

A Casa dos Livros tem como principal missão acolher e proceder ao tratamento técnico de acervos documentais de interesse para a cultura e a literatura portuguesas, promovendo o seu estudo, valorização e divulgação dos acervos.