Exposição “A intervenção das farmácias – 30 anos do Programa de Troca de Seringas” no Museu da Farmácia

museu_farmacia_logo

Museu da Farmácia acolhe até 31 de janeiro a exposição “A intervenção das farmácias – 30 anos do Programa de Troca de Seringas”, uma viagem que percorre três décadas de luta contra a infeção de VIH/SIDA e o seu impacto na saúde pública em Portugal.

Segundo o mais recente relatório da Direção Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (DGS/INSA), na última década s novos casos de infeção por VIH em Portugal reduziram 57,3%. Nesse período foram trocadas 64 159 008 seringas usadas, uma média anual de 2 138 634.

“Serão exibidos os primeiros kits do Programa de Troca de Seringas (PTS) distribuídos durante a primeira campanha “Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão”, que a 1 de outubro de 1993 acordou o país para esta dura realidade. Serão também mostrados outros elementos que contam a história desta longa viagem, como a assinatura do protocolo do PTS e respetiva reportagem feita pela RTP”, afirmou o Diretor do Museu da Farmácia, João Neto.