Tavira inaugura exposição “Balsa, Cidade Romana”

exp_balsa_tavira

Inaugura, no dia 20 de janeiro, pelas 16h00, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, a exposição “Balsa, Cidade Romana”. Esta celebra a história romana de Tavira e promete aos visitantes uma viagem de dois mil anos até às origens urbanas do Algarve.

Há cerca de 150 anos, o tavirense Estácio da Veiga, pioneiro da Arqueologia Portuguesa, constituía o “Museu Arqueológico do Algarve”. Esta notável compilação de peças dos diferentes povos e civilizações do Algarve, onde se destacavam os artefactos oriundos da cidade romana de Balsa, nunca chegaram a ser expostos nesta região. A mostra pública deste “museu” acabaria por ocorrer, mas, em Lisboa, em 1880, estando na origem do atual Museu Nacional de Arqueologia.

Fruto de uma parceria entre esta instituição, o Município de Tavira e a Universidade do Algarve, através do seu Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP), boa parte do acervo de Balsa daquele Museu Nacional poderá ser apreciado no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria.

Intitulada Balsa, Cidade Romana, esta exposição sobre o centro urbano que há dois mil anos se desenvolveu nas margens da ria Formosa, perto de Luz de Tavira, reúne ainda peças de vários outros museus da região e do país, como o Museu Arqueológico do Carmo, o Museu Municipal de Faro, o Museu Municipal de Olhão, o Museu Paroquial de Moncarapacho, bem como de emprestadores particulares, oferecendo uma visão abrangente do património histórico da cidade de Balsa.

A exposição estará patente até 28 de setembro de 2024. O Museu Municipal de Tavira convida todos a visitar as memórias de uma cidade romana algarvia e a descobrir a rica história cultural do Algarve.

+ Info:
Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria
E-mail: museu@cm-tavira.pt

Tel.: Palácio da Galeria (receção): + 351 281 320 540 (durante o horário de abertura)
Câmara Municipal + 351 281 320 500 (de segunda a sexta, das 9h00 às 17h00)