Retrato do rei Filipe IV pintado por Velásquez exposto no Museu Gulbenkian

Fundação Calouste Gulbenkian

Um retrato do monarca espanhol Filipe IV, da autoria de Diego Velázquez (1599-1660), proveniente da Frick Collection, de Nova Iorque, vai estar exposto no Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a partir de 12 de abril.

Trata-se da quinta edição da “Obra Visitante” do museu, no quadro de uma iniciativa lançada em 2022 pela Gulbenkian, com um autorretrato de Rembrandt (1606-1669), para criar diálogos entre obras de arte de museus de todo o mundo com as da exposição permanente em Lisboa.

Na pintura de Filipe IV de Espanha (III de Portugal, sobre o qual reinou até 1640), datada de 1644, o rei é representado em traje militar, comemorando a vitória do exército espanhol sobre as tropas francesas, aquando da reconquista da cidade catalã de Lérida, segundo a descrição da obra divulgada pelo museu.

A obra é uma das mais representativas da relação próxima estabelecida entre Filipe IV e Velázquez, pintor da corte espanhola, sublinha o mesmo texto sobre “uma das mais importantes pinturas da Frick Collection”, de Nova Iorque, que ficará exposta na Gulbenkian até 09 de setembro na galeria principal do museu.