Encontro Internacional Escritas e Leituras do Passado Romano. Beja, dias 24 e 25 de maio de 2024

encontro_regional_museu_beja

Em 1984 José d’Encarnação, o Professor e investigador de Epigrafia da Universidade de Coimbra, publicou a obra Inscrições Romanas do Conventus Pacensis (IRCP) . Subsídios para o estudo da romanização. De qualidade excecional, IRCP viria a ser o veículo de marca de prestígio e internacionalização da epigrafia portuguesa, abrindo espaço a estudos posteriores.

No 40º aniversário da publicação da obra, o Centro de Estudos em Arqueologia Artes e Ciências do Património (CEAACP) organizou, em associação com o Museu Rainha D. Leonor, um evento comemorativo da obra e do seu autor, que se fará com o Encontro Internacional Escritas e Leituras do Passado Romano, que reunirá em Beja, capital do Conventus Pacensis, os mais prestigiados nomes da epigrafia romana de todo o mundo.

Na ocasião será tornado público o livro Segredos da Beja Romana, com textos de José d’Encarnação e ilustrações de José Luís Madeira, originalmente publicados no jornal o Diário do Alentejo.

O Encontro será organizado pelo Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP), UI&D FCT0281, em colaboração com o Museu Rainha Dona Leonor, e terá lugar em Beja, nos dias 24 e 25 de maio de 2024.