Exposição “Manuel Filipe: da obra ao negro às cores da liberdade” no Museu Nacional Machado de Castro

MF_Cartaz

O Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) inaugura, esta quinta-feira, dia 18 de abril, às 16h00, a Exposição “Manuel Filipe: da obra ao negro às cores da liberdade”, com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro.

Assinalando os 50 anos do 25 de Abril de 1974, o Museu apresenta algumas das mais significativas obras de Manuel Filipe [1908-2002], artista natural de Condeixa-a-Nova e um dos precursores da corrente neorrealista em Portugal. É neste horizonte artístico-cultural que surge a denominada ‘fase negra’ do artista revelada nas obras produzidas entre 1942 e 1945, coincidindo com os efeitos mais dramáticos da Segunda Grande Guerra. Após 1947, Manuel Filipe dedica-se, sobretudo, ao ensino do desenho. Ressurgirá revigorado nos anos sessenta, numa nova fase, cada vez mais abstracionista, afastando-se progressivamente da longa noite negra da opressão a preto e branco e fazendo irromper nos seus quadros todas as cores do dia.

Patente até 19 de junho de 2024, esta exposição realiza-se no âmbito do programa “Paredes de Abril”, numa parceria entre o Município de Condeixa, o Plano Nacional das Artes e o MNMC.