“Guard’Arte” leva arte até aos quartéis

No ano do centenário da fundação do Museu Nacional Grão Vasco, o Comando Territorial de Viseu da Guarda Nacional Republicana associou-se às comemorações e estabeleceu uma parceria que teve como consequência a exposição de três obras do importante acervo do museu nas instalações do Destacamento Territorial de Mangualde, recentemente inaugurado.

Poderá ser visto, um Capitel do Séc. XVIII; uma estátua de Santa Luzia do Séc. XVI e uma pintura de São Francisco Penitente de José de Almeida Furtado, de 1823 (fotografias em anexo).

Esta iniciativa, integrada nas comemorações do Centenário do Museu, deu o mote para uma acção mais abrangente e, desse modo, o Comando Territorial de Viseu irá convidar outros museus a associarem-se e a exporem obras dos seus acervos em espaços públicos dos diferentes Quarteis do Comando, implantados no distrito de Viseu.

Com o projeto que designamos de “Guard’Arte” pretende-se colocar os espaços de acesso público dos Quartéis ao serviço da cultura e da comunidade com o objectivo de ajudar na salvaguarda e valorização dos bens artísticos distritais e nacionais.

Fonte: Jornal do Centro