Grupos de Amigos de Museus e Monumentos voltam a ter entrada gratuita na rede nacional

soares_reis

Os associados de grupos de amigos dos museus vão voltar, a partir de terça-feira, a ter entradas gratuitas nos museus, monumentos e palácios nacionais, anunciou hoje a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

O novo despacho revoga um anterior da DGPC, de 04 de agosto, que limitava as entradas gratuitas à entidade à qual o grupo de amigos pertencia, ou seja, um associado só tinha isenção na instituição à qual estava ligado e não na Rede Portuguesa de Museus.

A alteração deve-se “às razões e aos argumentos evocados pelos Amigos dos Museus”, numa carta enviada, no passado dia 06 de setembro, ao ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, assinada por vários grupos de Amigos dos Museus, e também pelos presidentes da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) e da comissão portuguesa do Conselho Internacional de Museus (ICOM).

“É entendimento da DGPC que as Associações dos Amigos dos Museus desempenham um papel de inquestionável relevância no que se refere à divulgação e à promoção da atividade museológica nacional”, lê-se no comunicado da DGPC enviado à agência Lusa.

(…)

Fonte: Porto Canal