Vila Nova de Paiva: Câmara recolhe material para museu de migrações

Escola Primária Queiriga, Vila Nova de Paiva

A antiga escola primária de Queiriga, no concelho de Vila Nova de Paiva, vai acolher o Centro de Memória das Migrações.

A Câmara está a proceder à recolha de material para completar o projeto junto dos habitantes e emigrantes do concelho.

O presidente da autarquia, José Morgado, explica que o objetivo passa por transmitir experiências que tenham marcado a história das migrações.

“Temos alguns conteúdos temáticos, mas também pretendemos que haja colaboração do público. Muitas pessoas já vieram ter connosco, enquanto outras desconhecem e têm muito espólio escondido. O que pretendemos é uma carta, um brinquedo, uma mala, uma roupa, tudo aquilo que tenha uma experiência e uma memória para transmitir”, afirma.

O autarca sublinha ainda que Vila Nova de Paiva tem a “aldeia mais brasileira de Portugal” – Vila Cova à Coalheira – e que o museu irá tratar a migração dos anos 50 e o “salto” para a França nos anos 60.

Fonte: Jornal do Centro