Castelo transformado em unidade museológica

castelo.jpg Castelo de Alter do Chão

O castelo de Alter do Chão, monumento nacional e o edifício mais emblemático da vila alentejana do distrito de Portalegre, está a ser adaptado a unidade museológica. Mandado construir por D. Pedro I, no século XIV, está fechado há mais de duas décadas, devido ao seu estado de degradação.
O  projecto prevê a criação de duas salas de exposições temporárias para mostras de obras de arte e outras manifestações artísticas. Naquele espaço vai ser exposto o espólio histórico, arqueológico e artístico do concelho e poderão ser apreciados os trabalhos de artistas convidados. O novo espaço será ainda composto de um Centro Interpretativo do Castelo, que vai incluir um variado leque de informação, sobretudo registos da sua história e arquitectura. Haverá ainda um pátio interno, ajardinado, no rés-do-chão, que poderá vir a ser aproveitado para actividades culturais, e um elevador panorâmico, que facilitará o acesso dos visitantes aos diferentes pisos.