Joana Vasconcelos, rumo a Veneza, num cacilheiro

A artista Joana Vasconcelos apresentou o projecto que irá representar Portugal na 55ª  Bienal de Veneza de Artes Visuais: o cacilheiro “Trafaria Praia”.
Depois de ter estado 51 anos no ativo e de ter transportado 11 milhões de pessoas entre as duas margens do Tejo, será forrado com um painel de azulejo de uma ponta a outra – uma vista de Lisboa do século XXI, inspirada no célebre painel de 1700, “Grande Panorama de Lisboa”, de Gabriel del Barco, exposto no Museu Nacional do Azulejo -, a serem já fabricados e pintados à mão na Fábrica Viúva Lamego.
No seu interior, os têxteis, material de eleição de grande parte da obra de Joana Vasconcelos, também em tons de azul e branco, como os azulejos, transformarão o primeiro piso do barco numa “sala cega” , como lhe chama a artista, ocupada por uma enorme instalação “que vai parecer que está a respirar. Desaparece o barco e no seu interior nasce um novo corpo, que, às escuras, contará com a oscilação das luzes que acompanham cada peça da instalação para de uma forma orgânica refletir o interior de uma casa, num ambiente doméstico”, explica a artista.
O piso superior “vai ser Portugal”. Desta vez forrada a cortiça, a sala contará com um deck composto por um palco e uma loja.
O palco servirá para receber a visita de vários artistas portugueses da área da música (os nomes ainda não estão definidos), mas também servirá de âncora a uma vasta programação de conferências e palestras em torno da arte contemporânea portuguesa.
Ao lado, uma loja venderá os melhores produtos nacionais (A Vida Portuguesa, loja de Catarina Portas selecionará esses produtos), desde o vinho aos enchidos, se falarmos de gastronomia, dos bordados tradicionais à arte artesanal… Em suma, diz Joana Vasconcelos, “uma embaixada da nossa cultura”. O objetivo é só um: divulgar a marca Portugal. “O cacilheiro vai ser um objeto artístico e um pavilhão, por isso tem que ser mais do que a artista, tem que ser o país, tem que ser uma marca”, sublinha ainda.
Pavilhão flutuante atracado aos Giardini de Veneza, onde se situam os pavilhões dos mais de 90 países participantes da Bienal, o “Trafaria Praia”, nome do cacilheiro e do projeto artístico, permite pela primeira vez a Portugal exibir a sua representação oficial no mais central local daquela cidade italiana. Além disso, circulará pela laguna de Veneza, transportando visitantes da “obra de arte total” e passageiros, 75 no máximo, como se ainda de um transporte público se tratasse. O trajeto será diário e chegará à Ponta de la Tocana.

Fonte: Expresso