Casa-Museu Teixeira Lopes nas escolas

Cerca de 35 mil alunos começaram ontem a explorar o espólio artístico da Casa-Museu Teixeira Lopes. Para fomentar o gosto pela arte, o projecto «O Museu vai à Escola» vai percorrer 33 estabelecimentos de Gaia com seis exposições itinerantes.

As seis exposições itinerantes do projecto «O Museu vai à Escola» já estão a percorrer 33 estabelecimentos de ensino, em Vila Nova de Gaia. A iniciativa promovida pela empresa municipal Gaianima e pela Casa-Museu Teixeira Lopes, com o objectivo de sensibilizar a comunidade educativa para a arte, foi ontem apresentada na EB23 Teixeira Lopes.
As exposições versam os temas Casa-Museu Teixeira Lopes, Pintura, Desenho, Escultura, Cerâmica e Fotografia e são constituídas por painéis, pinturas, azulejos e réplicas de esculturas. Até Junho, vão percorrer os 15 agrupamentos EB23, nove escolas secundárias, sete colégios e duas escolas profissionais. No total, o projecto abrange cerca de 35 mil alunos de 154 estabelecimentos de ensino (os alunos das EB1 e dos Jardins-de-infância deslocam-se às sedes do agrupamento).
O director da Casa-Museu Teixeira Lopes, Delfim Sousa, referiu que só “com muito trabalho e estudo” foi possível montar estas exposições, que se atrasaram um mês devido ao trabalho de logística. “O Museu é alegria, é cultura, é vida”, frisou o responsável museológico, manifestando o desejo de ver estas exposições servirem de motivo para a comunidade se reunir em torno da cultura. Delfim Sousa salientou também que a Casa Museu Teixeira Lopes usufruiu de “total liberdade” neste trabalho.
O vereador e presidente da Gaianima, José Guilherme Aguiar, realçou a qualidade dos artistas de Gaia, sobretudo dos escultores, considerando que esta iniciativa consolida o “orgulho em ser gaiense”. Segundo José Guilherme Aguiar, no próximo ano lectivo a autarquia está disponível para facultar estas exposições a todas as escolas da Área Metropolitana do Porto e depois às restantes escolas do País.
Luís Filipe Menezes também visitou a exposição montada na sala polivalente da EB23 Teixeira Lopes. No entanto, limitou-se a dar os parabéns aos responsáveis pela iniciativa, para mostrar às dezenas de crianças que o rodeavam que “há políticos que não são chatos”.
O projecto «O Museu vai à Escola» inclui também concursos temáticos de pintura, desenho, fotografia e escultura. As escolas farão a selecção dos melhores trabalhos, que deverão ser entregues até 30 de Abril. As obras premiadas ficarão propriedade da Casa-Museu Teixeira Lopes e estarão patentes ao público no Verão.

Fonte: O Primeiro de Janeiro