Manuscritos de autores portugueses em exposição

images18.jpg Biblioteca Municipal do Porto

No âmbito do Colóquio Internacional «Crítica Textual e Crítica Genética», promovido pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi inaugurada sexta-feira, na Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP), a exposição «Escritores e Artistas Portugueses: Manuscritos dos Séculos XIX e XX». A mostra reúne 131 peças que integram dois grandes núcleos documentais da BPMP, um deles de manuscritos seleccionados a partir da colecção reunida pelo poeta Alberto Serpa e do qual fazem parte um vasto e diverso conjunto de autógrafos de intelectuais portugueses e estrangeiros. O outro, de quatro escritores portugueses, também originários da cidade do Porto e representados nas colecções da biblioteca, a saber: António Nobre, Teixeira de Pascoaes, Camilo Castelo Branco e José Régio. Neste núcleo além de manuscritos encontram-se também expostas algumas das primeiras edições impressas, com destaque para a obra «Só» de António Nobre.
A exposição estará patente até ao dia 23 de Novembro podendo ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 17h30.