5.as à noite nos Museus. Verão 2010

O programa 5.as à noite nos Museus. Verão 2010 é uma iniciativa do Instituto dos Museus e da Conservação que se irá desenvolver ao longo de 14 noites de quinta-feira, entre 24 de Junho e 23 de Setembro, envolvendo 22 museus e palácios do IMC que estarão abertos ao público entre as 18h00 e as 23h00.

15 de Julho

Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves – Lisboa
Visitas temáticas:
19h30 – Numa Casa de Artista meta as mãos na Tinta: Digitintas para toda a família.
(máximo de 20 participnates, idade mínima 3 anos, iadade máxima sem limite)
20h00 – A Hora dos Relógios – 30 minutos de novidades sobre os Relógios do Museu
20h30 – Mestres da pintura Francesa na exposição temporária Na sombra das Colecções. Proveniências Europeias nas Reservas da Casa-Museu
21h00 – Mestres da pintura Holandesa na exposição temporária Na sombra das Colecções. Proveniências Europeias nas Reservas da Casa-Museu
21h30 – Concerto de Verão – Vox Humana – O Jardim das Delícias – Madrigais portugueses e ingleses
19h00 – 23h00 – Terraço aberto e outras surpresas.
Serviço de bar e venda de artesanato pela Associação “O Ninho”

Museu Nacional de Arte Antiga – Lisboa
18h00 e 20h00
Visitas guiadas à Exposição Temporária “ A Invenção da Glória. D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana”
Jantar no Jardim
22h00 – Festival do Atlântico (parceria com a Casa da América Latina) – concerto Yemmandala
Entrada no Museu – 5€ | direito a uma bebida

Palácio Nacional de Queluz
19h30 – Jardins do Paço: novos percursos ao anoitecer
Visita temática de exploração orientada sobre a História, vivências, colecções e intervenções de conservação e restauro dos jardins, numa nova perspectiva de abordagem dos seus percursos.
21h00-23h30 – Visita livre
21h00 e 21h30 – Nos caminhos d’aquella luz…!!!
Visita de exploração orientada ao Palácio e jardins, sobre a História, colecções e vivências do séc. XVIII à actualidade, ao encontro da magia da noite em Queluz.
22h45- 23h30 – A Ópera, num repertório através dos tempos marcantes da vida na Corte.
Intérpretes: Sara Gonçalves, soprano, Joana Dinis da Fonseca, mezzo-soprano, Pedro Vieira de Almeida, piano.
Ingressos: 3,50€ (50% de desconto sobre a tarifa normal)
Informações e marcação prévia de visitas guiadas: Departamento de Educação – Telefone: 214343860/214353863/214354625

Museu Nacional Soares dos Reis – Porto
21h00 – Visita Guiada ao Museu
22h00 – Grupo de Fado Académico do Orfeão Universitário do Porto

Museu de Abade Baçal – Bragança
21h30 – Concerto de Música de Câmara / Orquestra Esproarte –Mirandela
22h30 – Visita guiada ao Museu

Museu Alberto Sampaio – Guimarães
18h00 – Visitas guiadas
21h30 – Teatro de marionetas Afonso Henriques um Rei a Valer.

Museu D. Diogo de Sousa – Braga
Paul Harvey Dances of Atlantis
Camille Saint-Saens Op.28 Introduction et Rondo Capricioso
Arr. Armin Suppan
W. A. Mozart Pequena Serenata Nocturna KV.525
Allegro
Andante
Menuetto
Rondo
Mike Curtis A Klezmer Wedding
Ensemble de Clarinetes da Universidade do Minho

Paço dos Duques – Guimarães
Astronomia no Paço dos Duques
-Observação Astronómica
– Planetário
– Visita aos telhados do Paço dos Duques
Visitas orientadas – Os Duques mostram o seu palácio

Com a colaboração do Clube de Astronomia da Escola Secundária das Taipas, serão colocados no telhado do Palácio vários telescópios para observação de estrelas e astros. No jardim do Monte Latito será instalado um planetário portátil que complementará a observação directa efectuado no exterior.
Nesta noite o Paço dos Duques realiza, ainda, visitas guiadas ao espaço museológico à luz da lanterna e com os guias vestidos com roupa de época. Estas visitas decorrem com toda a iluminação do palácio desligada, sendo somente utilizadas pequenas lanternas, as quais orientam a circulação no espaço e permitem a observação de detalhes das peças que os guias seleccionam para os visitantes.

Museu de Évora

O que não sabemos sobre a azulejaria de Sevilha e Lisboa
Resp. Celso Mangucci (Museu de Évora)