Biblioteca Nacional tem cópia de época do Códice Calixtino, desaparecido da Catedral de Compostela

Uma cópia do Códice Calixtino, dado como desaparecido da Catedral de Santiago de Compostela (Noroeste de Espanha), existe na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), disse hoje à Lusa fonte da instituição.
A cópia, datada de 1175, “é coeva do códice de Compostela”, disse a subdiretora da BNP, Maria Inês Cordeiro. Trata-se de uma cópia manuscrita mas que não tem a parte de música e iconograficamente é mais modesta, disse a responsável.
“Não tem grandes iluminuras, é mais modesto, mas são pouco mais de cem fólios, e inspira o nosso respeito pois é um exemplar bonito”, disse Maria Inês Cordeiro. A cópia do Códice pertencia à Livraria do Mosteiro de Alcobaça.

Fonte RTP