Católica e CAL promovem conversas sobre Frida Kahlo

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH/UCP) e a Casa da América Latina (CAL) associam-se na organização de um ciclo de conversas a partir da exposição «Frida Kahlo, As Suas Fotografias», que está patente no Pavilhão Preto do Museu da Cidade.
Comissariada por Pablo Ortiz Monasterio, a mostra pode ser visitada entre 4 de Novembro de 2011 e 29 de Janeiro de 2012, segundo a organização.
A iniciativa «Conversas de Museu», através do Programa Consórcio de Lisboa, decorre no local da exposição às sextas-feiras, às 19:00 e pretendem debater a vida e obra da artista. O objectivo é promover olhares cruzados e interdisciplinares sobre a vida de Frida, numa tentativa de produzir conhecimento renovado sobre um dos ícones da América Latina.

A primeira conversa, acontece no dia 4 de Novembro, sob o tema «Fotografias e Histórias». Conta com a participação de Hilda Trujillo Sotto, directora da Casa Azul/Museu Frida Kahlo e Alexandre Pomar, crítico de arte.
A segunda conversa decorre no dia 25 de Novembro e vai debruçar-se sobre «A Biografia» da artista. Participam Idalina Conde, socióloga e professora no ISCTE-IUL e Frederico Pereira, psicanalista e ex-reitor do ISPA.
A terceira conversa acontece no dia 16 de Dezembro sob o tema «O Corpo», onde falarão Elisabeth Bronfen, professora da Universidade de Zurique e da Universidade de Nova Iorque e ainda Rui Horta, coreógrafo.
Segue-se no dia 13 de Janeiro a quarta conversa sobre «Visualidade e Memória», que conta com a participação da professora Isabel Capeloa Gil, directora da FCH-UCP e do cineasta João Canijo.
A última conversa acontece dia 27 de Janeiro, onde se vai debater «Frida Kahlo. As suas fotografias». Uma conversa trazida por Pablo Ortiz Monasterio, curador da exposição, e Luis Pavão, fotógrafo.

No decorrer das conversas, a entrada para a exposição é gratuita entre as 18:45 e as 20:15.

Fonte: Diário Digital