Exposição sobre hologramas e tecnologias ópticas

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) associa-se este ano ao Fantasporto, levando ao conceituado festival de cinema portuense uma exposição única sobre hologramas e o processo de construção desta tecnologia 3D.
A exposição, que foi inaugurada a 24 de fevereiro, no arranque oficial do FANTAS’2012, é constituída por mais de quinze hologramas, todos eles pertencentes às duas únicas artistas holográficas do país, ambas antigas estudantes da U.Porto, e à coleção do Museu de Ciência da Universidade. A exposição irá abranger hologramas de transmissão, hologramas de reflexão (que podem ser vistos com luz convencional) e mesmo hologramas de reflexão digitais a cores.
Numa passagem pelo Teatro Municipal Rivoli, o visitante poderá conhecer o primeiro holograma feito em Portugal, construído no início da década de 80, ou o retrato holográfico de Jorge Sampaio, concebido aquando da visita do então Presidente da República, em 2003, à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.