Abu Dhabi…”Nascimento de um museu”

Saadiyat cultural district | Abu Dhabi

A inauguração da extensão do Museu do Louvre em Abu Dhabi está prevista para 2015. No entanto, vai ser agora inaugurada uma exposição – “Nascimento de um Museu” – onde estarão presente 130 peças daquele que é o Núcleo Central do Museu a inaugurar.
O edifício do futuro museu, a nave branca desenhada pelo arquitecto francês Jean Nouvel, ainda não está pronto e, por isso, esta primeira apresentação da colecção que abrange quatro mil anos de História ocupa outro edifício em Saadiyat, a ilha cultural da cidade. O objectivo é “demonstrar o conceito universalista [do museu], pondo em diálogo objectos artísticos de civilizações e épocas distintas”, disse a directora do projecto Louvre-Abu Dhabi durante uma visita guiada, aqui citada pelo diário espanhol El País.
Espécie de show-room da exposição permanente, Nascimento de um Museu está organizada em seis salas temáticas que evocam a estética e narrativa da futura sede. A primeira galeria, por exemplo, é consagrada à representação da figura humana, algo que é tabu para as interpretações mais radicais do islão. Nela se podem encontrar esculturas de princesas da Báctria (actual Afeganistão) do terceiro milénio a.C. bem perto de pinturas de Yves Klein (1928-1962).
(…)

Fonte: Público