Instalação no deserto do Qatar

qatar

As monumentais esculturas do artista encontram-se algures no deserto, na península de Zekreet, no meio de antigos vestígios arqueológicos, a uns 65 quilómetros de Doha, capital do Qatar. São quatro torres de aço, com cerca de 15 metros de altura, que trazem uma nova silhueta à paisagem. A instalação chama-seEast-West/West-East, e foi uma encomenda da irmã do emir do Qatar, a xeque Al Mayassa Hamad bin al-Thani que, com 30 anos, preside à Autoridade dos Museus do Qatar, responsável, por sua vez, pelos museus de Arte Islâmica e também de Arte Moderna.

(…)

O preço da instalação não foi revelado, mas os trabalhos monumentais de Serra têm custos muito elevados e são poucas as instituições públicas que se atrevem a fazer-lhe encomendas. A intervenção no Qatar é uma situação de excepção e o artista tem consciência disso, referindo que teve liberdade, e orçamento, para fazer o que realmente queria. “É uma situação muito rara. É tudo aquilo que um artista pode desejar”, disse a esse propósito.

Fonte: Público

Artigo completo