Poço Rani-ki-Vav e Grande Canal da China na lista do Património Mundial da UNESCO

Rani-ki-Vav

O Rani-ki-Vav, um monumental poço esculpido do século XI que pode ser visitado em Patan, na Índia, e o Grande Canal da China, o maior canal artificial do mundo, estão entre as novas inscrições na lista do Património Mundial da UNESCO, anunviou a organização neste domingo.

Considerada uma das maravilhas da Índia, o Rani-ki-Vav, também conhecido como Poço da Rainha, é a mais recente inscrição na lista do Património Mundial, anunciou o comité da UNESCO que está reunido até ao dia 25 em Doha, no Qatar.

Encomendado pela rainha Udayamati, em homenagem ao marido que tinha morrido, o Rani-ki-Vav é foi projectado como “um templo invertido”, que destacava “a santidade da água”, lê-se na candidatura à UNESCO deste monumento com cerca de sete andares subterrâneos.

Situado em Patan, que foi em tempos a capital de Gujarat, este poço esteve durante anos e anos “desaparecido”. Foi na década de 1980 que se iniciaram os trabalhos de escavação e restauro deste sítio, que está repleto de esculturas.

Também o Grande Canal da China foi considerado Património Mundial, tendo em conta que se trata da via fluvial artificial mais extensa do mundo. Com mais de 2400 anos de história, este canal também conhecido como Grande Canal Jing-Han tem uma extensão de 1794 quilómetros e liga Pequim a Hangzhou, atravessando oito regiões e 35 cidades.

Outra novidade é a inscrição nesta importante lista da UNESCO da Abadia de Corvey, que fica na cidade alemã de Höxter, e que na Idade Média foi um importante centro político e religioso. O mosteiro beneditino, construído por monges nas margens do rio Weser no ano de 822, foi um importante símbolo da dinastia carolíngia. Desde 1999 que a Alemanha espera ver este monumento classificado como Património Mundial.

Estas inscrições seguem-se às anunciadas no sábado e que puseram na lista do Património Mundial a Cidadela de Erbil, a paisagem cultural de Batir e o Caminho Inca, entre outros.

Até quarta-feira, o comité da UNESCO decide que outros monumentos e sítios conseguirão esta distinção.

Fonte: Público