Mundo de Júlio Verne em Madrid

Revista-Le-Ballon-1883

A Fundação Telefónica, em Madrid, apresenta a exposição – Júlio Verne: Os limites da imaginação (até 21 de Fevereiro).

“A mostra propõe uma revisão do mítico autor através de uma fascinante viagem pelas suas personagens e invenções, pelo mundo que o rodeou e, sobretudo, pelo mundo que inspirou”, explica a organização no site  da fundação. A exposição, comissariada por María Santoyo e Miguel Ángel Delgado, destaca as mais importantes obras de Júlio Verne e apresenta cerca de 30 figuras que se agarram ao seu imaginário, desde cineastas como Segundo de Chomón, Jean Painlevé ou Karel Zeman, jornalistas como Nellie Bly (a primeira mulher a dar a volta ao mundo não em 80, mas em 72 dias), fotógrafos como Nadar, pioneiros da exploração submarina como Louis-Auguste Boutan e da aviação como Santos-Dumont, e escritores, astronautas, engenheiros, entre tantas outras personalidades das mais diversas áreas.

A exposição reúne peças únicas emprestadas por coleccionadores internacionais e inclui uma recriação do seu gabinete, onde o autor escrevia as suas obras de ficção com base nas descobertas científicas da época, sobre as quais lia avidamente. A Volta ao Mundo em 80 Dias, 20.000 Léguas Submarinas, Viagem ao Centro da Terra, As Aventuras do Capitão Hatterase A Ilha Misteriosa estão entre os seus títulos mais populares.

Fonte: Público

Para mais informações