Mosteiro de Santa Clara-a-Velha reabriu

747

santa_Clara

Há dois meses encerrado, devido às cheias na cidade de Coimbra, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha reabre hoje, apesar de, segundo a Direção Regional da Cultura do Centro (DRCC), “ainda serem visíveis as marcas da presença recente das águas”.

Em comunicado, a DRCC afirmou que o espaço ” vai de novo estar acessível aos visitantes, após cuidado e controlado trabalho de retirada das águas e dos sedimentos que entretanto se instalaram”. O mosteiro ficou inundado na sequência do mau tempo que se abateu sobre a cidade de Coimbra. Na altura, a água chegou a atingir os cinco metros de altura em alguns locais do interior do convento.

Logo após as inundações, os prejuízos estimados eram de “450 mil a 600 mil euros”, segundo Celeste Amaro, diretora regional da Cultura do Centro, que no dia 12 de fevereiro declarou existirem “danos irreversíveis” ao nível das estruturas. Na altura, a diretora criticou a EDP, concessionária da Barragem da Aguieira, no Rio Mondego, pelas “descargas abruptas” que, se não tivessem sido efetuadas, não teriam levado à inundação do monumento.

Fonte: DN

Artigo completo

Siga-nos