Viana do Castelo recebe congresso de filatelia europeia

lubrapex

A cidade de Viana do Castelo vai ser palco das atenções dos filatelistas de expressão lusíada e da comunidade europeia já que ali vão decorrer importantes eventos filatélicos. Referimo-nos, concretamente, ao Congresso da Federação Europeia de Filatelia e ao Certame Luso-Brasileiro de Filatelia, que este ano coincide com a comemoração dos 50 anos destes eventos que unem Portugal e o Brasil.

A primeira Lubrapex foi realizada em 1966 no Rio de Janeiro, e desde então são organizadas estas exposições de grande valor cultural a cada dois ou três anos, alternadamente em Portugal e no Brasil, países irmãos separados pelo Atlântico. A Lubrapex é o mais antigo e regular evento filatélico em todo o Mundo. A XXII Lubrapex contabiliza 220 participações filatélicas de Portugal, Brasil, Alemanha e Itália, que serão expostas em 950 quadros expositores de 16 folhas cada – o que perfaz um total de 15200 folhas com milhares de selos, cartas antigas, postais ilustrados de correio, coleções temáticas, entre outro material exposto.

(…)

O evento terá lugar de 26 de abril a 1 de maio, no Centro Cultural de Viana do Castelo, sendo que no dia 30 de abril decorrerá – no âmbito dos 50 anos das Lubrapex – o Congresso da FEPA –Federação Europeia de Associações Filatélicas. O congresso levará a Viana do Castelo representantes de 38 países europeus, tantos quantos vão participar no encontro. Este certame internacional é organizado pela Federação Portuguesa de Filatelia, Associação Filatélica e de Coleccionismo do Vale do Neiva, Correios de Portugal e Câmara Municipal de Viana do Castelo.

FontE: CMJornal

Artigo completo