Julião Sarmento expõe em Zagreb

exp_sarmento

A obra de Julião Sarmento pode ser vista a partir de sexta-feira no Museu de Arte Contemporânea da Croácia. A mostra, com curadoria de João Silvério, já esteve patente na cidade croata de Split, enquanto o Museu de Arte Contemporânea a mostrará até agosto.

Entre vários trabalhos, a exposição apresenta um vídeo – Roc – no qual uma mulher realiza uma performance despindo-se e ao mesmo tempo recita pensamentos filosóficos do autor austríaco Ludwig Wittgenstein. Os temas do vídeo são explorados pelo artista ao longo da exposição, cujas imagens confrontam o visitante com vários níveis de leitura.

Julião Sarmento, nascido em 1948 em Lisboa, vive e trabalha no Estoril. Estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes, em Lisboa, e tem vindo a desenvolver o seu trabalho nas últimas quatro décadas também no desenho, fotografia, escultura, filme e instalação. Participou nas Bienais de Veneza de Arte em 1980 e 2001, na Bienal de São Paulo em 2002, em o seu trabalho está representado em várias coleções públicas e privadas na Europa, na América do Norte e do Sul, e no Japão.

Fonte: DN