Arte na rua – pintores à solta em Ponte de Lima

A vila de Ponte de Lima vai juntar, no sábado, 6 de agosto, cerca de 30 artistas do Norte desafiados pela Câmara local a reproduzirem, ao vivo e em pleno centro histórico, “o património material e imaterial” do concelho.

Em declarações hoje à agência Lusa o vereador da Educação e do Turismo Paulo Sousa explicou que o lançamento da primeira edição da iniciativa Arte na rua – pintores à solta em Ponte de Lima resultou de “um desafio do grupo de artistas que organizou uma exposição de poesia ilustrada que esteve patente na biblioteca municipal”.

“O objetivo é recolher diferentes perspetivas artísticas do nosso centro histórico, em concreto do nosso património, possibilitando que a população local e os visitantes possam assistir ao processo de conceção artística até ao resultado final”, referiu Paulo Sousa.

Além de permitir “a observação direta dos criadores, a trabalhar num estúdio improvisado ao ar livre, o público vai ainda poder trocar experiências com os artistas”.

Paralelamente, acrescentou aquele responsável, “a Câmara está a promover o turismo cultural, quer junto da comunidade artística, quer do produto artístico que resulta da conceção das obras junto dos visitantes”.

Segundo Paulo Sousa, “o património a retratar será selecionado pelos artistas participantes”.

A iniciativa tem já confirmadas as presenças de Fátima Granja, Fátima Miranda, António Miranda, Monteiro da Silva, Madalena Macedo e António Fernando Leite Machado, de Barcelos.

João Marrocos e Joel Correia, de Caminha; Vítor Carneiro, de Santo Tirso, Mário Rebelo de Sousa, Vila Praia de Âncora, Alice Castro, de Esposende; Camilo de Lellis, de Famalicão, e Flor Rocha, do Porto são outros dos artistas que vão participar no evento.

Os trabalhos que resultarem deste evento serão posteriormente expostos na Torre da Cadeia Velha, naquela vila.

Fonte: DN