Conferência do Grupo de Trabalho Sistemas de informação em Museus

BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
Porto, Instituto Superior de Engenharia do Porto, Auditório H202
30 de setembro 2016

Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus da BAD procura pensar o Museu como um centro de produção de conhecimento, ao assumir o objeto de museu como documento e o acervo da instituição museológica, existente nas Reservas, Arquivo, Biblioteca como um todo unitário nas suas inter-relações informacionais. A visão integradora do acervo do Museu implica um maior enfoque nas potencialidades informativas desse acervo, contribuindo assim, para uma mais eficiente gestão de toda a informação sobre património produzida em contexto museológico.
O Grupo de Trabalho colocou como primeiro propósito, facultar a todos os profissionais dos Museus: informação, formação, materiais de trabalho, entre os quais metodologias, procedimentos, e bibliografia nacional e internacional, bem como realizar um diagnóstico à gestão da informação nos Museus. Neste sentido, o principal desafio do GT‐SIM é contribuir para o desenvolvimento de sistemas integrados de informação nos museus, tendo em vista a adequada gestão, recuperação e partilha da informação dos bens patrimoniais. De igual modo procuramos fomentar a reflexão e a discussão sobre as questões que os Sistemas de Informação em Museus colocam no quotidiano dos profissionais.
Com esta conferência queremos apresentar o trabalho realizado pelo Grupo, bem como, alguma reflexão exterior com a colaboração de convidados.

Programa:
9.00h Acolhimento dos participantes e entrega de documentação
9.15h Abertura da Conferência
Vice-presidente do ISEP – Engª Joana Sampaio
BAD –
GT-SIM – Conceição Serôdio

1º Painel – Visões pela Ciência da Informação – moderador Armanda Salgado
9.30h Fernanda Ribeiro – Universidade do Porto
O Acesso à Informação nos Museus: que especificidades?
9.50h Armando Malheiro – Universidade do Porto
A colecção de Museu como Sistema de Informação e como Semióforo

10.15h – Pausa para café
2º Painel – Trabalho do GT-SIM: contributos – moderador Patrícia Costa
10.30h – Tradução do documento Cataloguing Cultural Objects (CCO) – Cristina Cortês
10.50h – Tradução de guias técnicos para a implementação da norma SPECTRUM na gestão das coleções de museus – Alexandre Matos
11.10h – Os vocabulários controlados na organização e gestão do património cultural: guia de boas práticas – Filipa Medeiros
11.30h – Diagnóstico relativo aos sistemas de informação nos museus portugueses – Jorge Santos
11. 50h – Recursos de informação, conferências e divulgação – Fernanda Ferreira
12. 10h – Debate
13.00h – Pausa para almoço
3º Painel – Visões pela museologia – moderador Paula Moura
14.30h – Alexandre Matos – Membro da direcção do CIDOC-ICOM
A importância das normas para os museus e seus sistemas de informacão
14.50h – Alice Semedo e Sandra Senra – Universidade do Porto
A Organização de Conhecimento em Museus e a Produção de Objetualidade nas Coleções de design
15.10h – Patrícia Remelgado – Pporto.pt
O Museu como sistema de informação e comunicação: perspectivas e desafios
15.30h – Debate
16.00h – Conclusões e encerramento da Conferência – Conceição Serôdio
16.30h – Visita ao Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto

Apoio: Instituto Superior de Engenharia do Porto
Patrocínio: Keep Solutions
A sessão decorrerá no auditório H202 (entrada Rua de S. Tomé, 4200-487 Porto).
Estacionamento gratuito para os inscritos na Conferência.