Arte urbana ganha espaço em algumas das principais capitais europeias

bansky_raparigo

Londres tem, a partir de agora, um espaço expositivo dedicado à obra de Bansky. Situado no bairro de Dalston, na capital britânica, trata-se da galeria Hang-Up e o espaço foi baptizado de “Banksy Bunker”. A galeria estará aberta seis dias por semana, de terça-feira a domingo, e mostrará continuamente os mais diferentes trabalhos do artista, incluindo peças em tela ou esculturas. Todas as peças que ali forem apresentadas serão colocadas à venda para o público em geral.

Também em Paris a arte urbana tem agora um espaço permanente com a inauguração do Arte 42 – Museu de Arte Urbana, onde poderão ser vistas cerca de 150 obras de artistas como Banksy, Futura 2000, JR, Invader, Okuda ou do português Alexandre Farto (VHILS). As obras pertencem à colecção particular de Nicolas Laugero-Lasserre, que as cedeu.

O primeiro museu de arte urbana de Paris funciona de terça-feira a sábado, com a particularidade de acontecer apenas no modelo de visita guiada gratuita. O lugar fica na inovadora escola de informática 42, situada no 17º bairro de Paris (96 Boulevard Bessières, 75017) e mais do que um lugar isolado e dedicado exclusivamente às obras, o invulgar espaço museológico é a própria escola pela qual estão espalhadas as obras.

Fonte: Público