Workshop de fotografia “descobre” recanto singular em Gaia

oficina_fotografia

Oficina Criativa de Fotografia

“Afurada. Uma história contada à beira rio”

Junho – Julho 2017

Uma terra de pescadores, ancorada junto ao Douro, que mantém traços de originalidade que sobreviveram ao passar do tempo:

– um imenso casario que se espraia até ao rio, numa paleta de cores intensas;

– as artes e ofícios dedicados às lides da pesca, marca incontornável da gastronomia local, presente no intenso cheiro a peixe e maresia que envolve o lugar;

– as gentes que fazem da rua a extensão da sua casa, num registo de invulgar familiaridade;

– a vivência em comunidade, nas ruas, no mercado, no lavadouro;

– uma religiosidade intensa, evidenciada nas inúmeras imagens que decoram as fachadas do casario, numa prece permanente à protecção divina junto daqueles que fazem do mar a sua vida, e que encontra na Festa do S. Pedro o seu principal  momento de celebração.

Esta Oficina Criativa tem como objectivo o registo fotográfico da Afurada nas suas múltiplas dimensões: casario, tradições, ocupação do espaço urbano, vida em comunidade, gastronomia, artes e ofícios. É este o desafio que lançamos a todos os participantes. No final, uma exposição colectiva trará a público o contributo de todos, numa iniciativa que pretende promover e divulgar um dos locais mais peculiares de Vila Nova de Gaia.

cronograma_workshop

Formador: Sérgio Jacques

Mestre em Fotografia pela Universidad Europea de Madrid, em 2011. Inicia a sua formação no começo dos anos oitenta num estúdio-laboratório de fotojornalismo em Lisboa. Desde então tem trabalhado como independente na área da fotografia editorial e documental, tem participado deum modo regular em cursos e formações em Portugal e no estrangeiro. O património histórico foi sempre tema de destaque da sua produção, dando origem a diversos projetos fotográficos que desenvolveu nas décadas de 80 e 90 sobre algumas freguesias portuenses. Participou em diversas exposições coletivas e individuas em Museus e Galerias. Colabora com diversas editoras e publicações, incluindo O Tripeiro onde vem assegurando mensalmente as fotografias quea companham a rubrica dedicada às Lendas da região Porto. Presentemente vem desenvolvendo vários projetos fotográficos em torno do Património, da Memoria Coletiva e do Turismo, estando envolvido também, como docente, em ações de formação na área da fotografia.

Conteúdos:

– Projecto fotográfico: equipamentos, métodos e técnicas

– Visualização e edição

– Construção de portfólio

– Edição e apresentação

Metodologia:

Sessão em sala e trabalho de campo

Equipamento necessário:

Máquina fotográfica

Duração: 24 horas

Exposição: Julho – Agosto | Douro Marina

Preço: 125€ (IVA incluído)