Encontro Mediação Cultural: Aprendizagens para todos | Chamada para participação

encontro_lx_mediacao_cultural

Está aberta a chamada para apresentação de comunicações em modo “Speaker’s Corner” para o 1º e 2º dias do Encontro Mediação Cultural: Aprendizagens para todos que decorrerá no Fórum Lisboa, nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2018.

Está igualmente aberta a chamada à apresentação de propostas sobre materiais pedagógicos utilizados no âmbito da mediação cultural, para a mostra a realizar no 3.º dia do Encontro.

Organização, objetivo e temas

Numa organização conjunta entre o Museu de Lisboa e o Museu Nacional de Arte Antiga o Encontro tem como objetivo promover a reflexão e a partilha de experiências de trabalho no âmbito da mediação em museus e noutros espaços culturais.

Cada dia será dedicado a um tema orientador:

1.º dia – públicos e não públicos, outras abordagens
2.º dia – mediação e espetáculo
3.º dia – materiais pedagógicos em equipamentos culturais

O programa do Encontro contemplará uma componente expositiva, em modelo clássico de apresentação em auditório, de experiências relevantes nacionais e estrangeiras, e uma componente experimental assente na participação em atividades de mediação, a desenvolver em várias instituições de cultura.

Contemplará, ainda, três apresentações em modo “Speaker’s Corner” nos dois primeiros dias, para as quais se abre agora a chamada para apresentação de propostas. Estas sessões que se desejam informais terão a duração de 15 minutos e decorrerão em locais de destaque. Após cada apresentação, a audiência poderá interagir com o orador, trocando ideias e questões.

CHAMADA PARA PARTICIPAÇÃO

A partir de 13 de abril está aberta a chamada para:

1. Apresentação de propostas a integrar o “Speaker’s Corner para os dias 11 e 12 de Outubro. Para submeter uma proposta os interessados devem enquadrá-la no tema definido para esses dias do Encontro.
  1. Apresentação de propostas de materiais pedagógicos utilizados em ações de mediação cultural, a incluir na mostra no dia 13 de Outubro.

O envio de propostas deve conter obrigatoriamente a seguinte informação:

1. Nome, instituição, telefone e endereço de e-mail do proponente.
  2. a) Para intervenção oral:Título da apresentação e tema escolhido; Resumo curto (máx. 50 palavras); Resumo longo (máx. 250 palavras).
  3. b) Para apresentação de materiais pedagógicos: Identificação de materiais; Breve apresentação do âmbito de utilização dos mesmos (máx. 150 palavras).

O prazo para envio de propostas termina no dia 30 de maio de 2018.

A apreciação e a seleção decorrerão durante o mês de junho e o resultado será divulgado até dia 30 do mesmo mês.

As propostas deverão ser enviadas para:  mediacaocultural@museudelisboa.pt