Seminário “Discursos expositivos: como, porquê, para quem?”

seminario_flup_discursos_expositivos_2018

Seminário “Discursos expositivos: como, porquê, para quem?”

2 Novembro 2018

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Destinatários:

Profissionais dos museus, académicos e estudantes das áreas da museologia e património.

Em contextos museológicos e patrimoniais, a exposição – permanente ou temporária – sempre foi um lugar privilegiado de divulgação de objetos, ideias e discursos. Nos últimos anos, assistimos a um crescimento acentuado da análise de exposições particulares, que passa, entre outras possibilidades, pela atenção à forma como os objetos se dão a ver, pela investigação dos contextos históricos onde as exposição emergem, ou pelas implicações políticas e ideológicas voluntária ou involuntariamente propagadas nos discursos expositivos. De facto, ao contrário de uma visão positivista que via a exposição como a propagação de um discurso objetivo sobre os objetos, é agora consensual admitir que o “complexo expositivo”, utilizando o conceito cunhado por Tony Bennet, se desenrola na intersecção de forças pessoais, institucionais, políticas e ideológicas. O presente seminário procura pensar os discursos expositivos nas suas múltiplas dimensões, recorrendo ao uso de estudos de caso.

Para mais informações (+)