Paris prepara a abertura de um novo museu

Bourse de Commerce - Pinault Collection

A partir do dia 23 de janeiro de 2021, Paris contará com uma novo museu na sua oferta cultural. O O prédio da antiga Bourse de Commerce de Paris [Bolsa de Valores], reformado e transformado em museu de arte contemporânea, vai acolher a gigantesca coleção do bilionário francês François Pinault.

“Esta abertura enriquecerá o panorama europeu de instituições dedicadas à arte do nosso tempo e contribuirá, após o duro ano de 2020, para o renascimento da vida cultural em Paris”, sublinhou nesta quarta-feira (7) o colecionador e mecenas François Pinault num comunicado de imprensa.

Pinturas, esculturas, instalações, fotografias, vídeos, filmes, obras sonoras, entre outras midas, serão exibidas em dez espaços modulares ao longo de todos os 6.800 m2 de espaços expositivos (de um total de 10.500 m2).

A coleção Pinault, dedicada à arte desde os anos 1960 até os dias atuais, é composta por cerca de 10.000 obras de cerca de 380 artistas. Uma parte destas peças já foi exibida no Palazzo Grassi e no Punta della Dogana, em Veneza.

A “Bourse de Commerce – Pinault Collection” será o primeiro museu parisiense exclusivamente dedicado à arte contemporânea a partir de uma coleção particular.

Fonte: MSN