Calçada portuguesa é candidata a Património Cultural Imaterial

exp_calcada_portuguesa-setubal

A calçada portuguesa poderá brevemente ser inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Pelo menos é essa a vontade da Associação Calçada Portuguesa (ACP), que apresentou sexta-feira a candidatura “Arte e Saber-Fazer da Calçada Portuguesa”. No horizonte está uma candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, junto da UNESCO.

A candidatura agora apresentada não só destaca a arte final, como os artistas, os calceteiros, uma profissão em vias de extinção. António Prôa, ex-vereador municipal e secretário-geral da associação e acérrimo defensor da calçada artística portuguesa, sublinhou durante a apresentação que são eles “a base e o fundamento desta proposta”.  Prôa, que em 2016 assinou – juntamente com o então vereador Manuel Salgado – a proposta do regresso do Monumento ao Calceteiro às ruas de Lisboa, defendeu mesmo que a capital não seria a mesma sem calçada artística.

Fonte: Time Out