Associação de Amigos de Tongobriga celebra 30 anos

Fundada em janeiro de 1993, a Associação dos Amigos de Tongobriga (Marco de Canaveses) está a assinalar o 30º Aniversário. Durante o ano 2023, serão desenvolvidas várias atividades para celebrar a efeméride.

A Associação de Amigos de Tongobriga foi criada em janeiro de 1993 por António da Rocha Marques, Lino Augusto Tavares Dias e Henrique Manuel Barbosa Moreira.

Ao longo da sua existência tem realizado diversas iniciativas com o intuito de promover a Área Arqueológica do Freixo, procurando um envolvimento com a comunidade local na realização das atividades desenvolvidas.

São objetivo da Associação de Amigos de Tongobriga:

• Promover uma ação cultural constante a partir da cidade romana de Tongobriga
  • Estimular o interesse pela Área Arqueológica do Freixo como centro de cultura
  • Desenvolver atividades culturais de divulgação do valor arqueológico de Tongobriga
  • Recolha, estudo, informação e divulgação de material de interesse para melhor conhecimento de Tongobriga bem como do património arqueológico da região com ela articulada.

A revelação de Tongobriga, para a arqueologia e para a população em geral, ocorreu em 1980: deve-se a Lino Tavares Dias e à sua equipa. O projeto de investigação que este arqueólogo aí desenvolveu durante mais de 30 anos permitiu identificar e valorizar um significativo conjunto de ruínas, atribuíveis à época romana.

Fonte: DRCN