III Fórum Regional de Arquitetura | Coimbra

forum_regional_arquitetura_2023

As particularidades territoriais da região dão tema ao III Fórum Regional de Arquitetura, organizado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos (SR-CTR). Coimbra é a cidade escolhida para a terceira edição do fórum, a decorrer nos dias 3 e 4 de junho. A abrir o primeiro dia do evento, a SR-CTR inaugura a sua sede na cidade, na Casa das Caldeiras.

Sob o tema «Território e Comunidades – A região centro», o fórum pretende promover o debate sobre uma região que continua a seguir um caminho de desertificação, sofrendo com a ausência de planeamento e parca valorização patrimonial. Além de fatores sociais, esta é uma região fustigada pela alteração das condições climáticas, com o consequente agravamento da situação de seca e do número de incêndios, bem como pela ameaça à diversidade decorrente de sistemas florestais de monocultura.

A par com a inauguração da nova sede, o III Fórum Regional de Arquitetura abre com o lançamento da revista Arquitetura ao Centro, a recém-criada publicação trienal da SR-CTR (11.00). Uma exposição homónima, que retrata os 19 arquitetos e 24 projetos que integram a revista, tem visita guiada neste dia (às 12.15) e estará patente na Casa das Caldeiras até setembro.

Para mais informações (+)