“O Som como Meio de Comunicação nas Exposições em Museus” de Alcina Cortez | apresentação

137

lancamento_alcina_cortez

No próximo dia 2 de fevereiro, irá ser apresentado o 26º número da Coleção Estudos de Museus. A sessão de apresentação terá lugar no Museu Nacional de Arte Contemporânea, com início marcado para as 18:00. 

Trata-se do livro da autoria de Alcina Cortez, O Som como Meio de Comunicação nas Exposições em Museus. De âmbito multidisciplinar, englobando a etnomusicologia, os estudos do som, os estudos de museus e a semiótica social, este livro parte da análise de exposições que tiveram lugar na Europa e nos Estados Unidos da América, para conceber cinco categorias de prática multimodal de base sonora: o som como “lição”, o som como artefacto, o som como ambiance / banda sonora, o som como arte e o som como modo de curadoria partilhada. Na segunda parte do livro, a autora examina o potencial comunicativo do som em exposições museológicas, através do estudo de um caso de arte sonora: The Visitors (2012), de Ragnar Kjartansson. 

Alcina Cortez é doutorada em Etnomusicologia / Estudos de Museus e investigadora no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança da FCSH-NOVA, tendo-se especializado no estudo do potencial comunicativo do som enquanto elemento integrante de exposições museológicas.  

O livro será apresentado por Edward Ayres de Abreu, Diretor do Museu Nacional da Música.  

Siga-nos