“Têxteis Extraordinários – México” em exposição na Fundação Manuel António da Mota

Saiotes - Inauguração Exposição Texteis do México

A Fundação Manuel António da Mota apresenta a exposição “Têxteis Extraordinários – México”. A exposição, que esteve patente na Casa da América Latina, em Lisboa, resulta de uma parceria entre a fundação, a Casa da América Latina (CAL) e a Embaixada do México em Portugal.

A mostra foi originalmente preparada pela Secretaria de Cultura do Governo Mexicano, numa iniciativa da CAL com a Embaixada do México em Portugal, e apresenta materiais trabalhados artesanalmente, peças que contam histórias dos diferentes povos indígenas mexicanos e que garantiam o sustento dessas comunidades, para além da preservação da sua memória ao longo dos tempos.

A arte têxtil é considerada um dos mais importantes e completos testemunhos da cultura do México. Uma tradição ancestral, passada de geração em geração através de mãos femininas, que usa os recursos naturais do país como a seda, o linho ou o algodão, para dar vida aos bordados e aos trajes.

A exposição “Têxteis Extraordinários – México” tem curadoria de Amparo de Jesús Rincón Pérez, Ministério da Cultura do México, e Beatriz Carrizosa Martínez e Norma Matyeli García Rodríguez, Museu Nacional de Culturas Populares do México. Pode ser visitada até 26 de março, nos dias úteis, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.