Oficinas de Carnaval na Casa da Arquitetura

73

Oficinas Carnaval SE CA 2024 ©Ivo Tavares Studio

O Serviço Educativo da Casa da Arquitectura preparou um programa especial para as férias de Carnaval que vai decorrer nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro.

Serão três dias com diferentes programas. Entre os dias 12 e 14 de fevereiro, teremos dias inteiros de exploração e diversão para crianças entre os 6 e os 12 anos. Vamos fazer máscaras, construções em grande formato, criar histórias e projetar mundos e geografias imaginadas. Nos horários de prolongamento das oficinas, realizaremos jogos e teremos áreas de desenho livre e de leitura.

No dia 13 de fevereiro, teremos uma oficina matutina que vai ser muito especial porque poderão participar em família! As crianças e acompanhantes serão transportadas para um universo geométrico e terão a oportunidade de criar os seus próprios fatos de Carnaval.

 

Máscaras biomiméticas
12 FEV | 10:00 – 12:30
No meio da alegria contagiante do Carnaval, convidamos os participantes a explorar a incrível diversidade da natureza para inspirar a criação das suas próprias máscaras festivas. Durante esta oficina, os participantes mergulharão nas maravilhas da biodiversidade e descobrirão como podem as funções, formas e materiais encontrados na natureza ser a fonte de inspiração perfeita para as suas criações carnavalescas.

 

Histórias projetadas “Carnaval Animal”
12 FEV | 14:30 – 17:00
Continuamos a celebrar o Carnaval com uma oficina onde a música se encontra com a arte visual numa experiência interativa. Inspirados pela icónica peça musical “O Carnaval dos Animais”, os participantes embarcarão numa jornada criativa para reconstruir visualmente as histórias por trás da melodia cativante de Saint-Saëns. Com recortes coloridos, os participantes serão incentivados a dar vida à sua interpretação visual criando uma experiência visual coletiva.

 

Fatos geométricos
13 FEV | 10:00 – 12:30
Nesta oficina, as famílias terão a oportunidade de experimentar a versatilidade da geometria, combinando formas e cores para criar fatos verdadeiramente únicos. Utilizando módulos geométricos, teremos uma experiência divertida e criativa, estimulando a imaginação e a colaboração entre pais e filhos. No final, os participantes terão a oportunidade de desfilar com as suas criações numa passarela muito especial, mostrando ao público o incrível resultado da sua colaboração e expressão artística.

 

Construções em grande escala
14 FEV | 10:00 – 12:30
Vamos explorar a criatividade e desenvolver capacidades de trabalho em equipa enquanto os participantes planificam e constroem grandes estruturas com blocos de cartão. Na segunda fase da oficina, vamos adicionar uma camada extra de magia, recriando os espaços tridimensionais construídos com desenhos em planta e jogos de luzes!

 

Histórias projetadas “Geografias Construídas”
14 FEV | 14:30 – 17:00
Para finalizar a nossa jornada de oficinas de Carnaval, os participantes terão a oportunidade de criar territórios únicos que complementarão as construções em grande escala realizadas durante a manhã. Os participantes serão desafiados a imaginar e desenhar paisagens que servirão como cenário perfeito para as suas construções e utilizando técnicas de projeção, criarão a narrativa para as suas geografias construídas de uma forma imersiva.

Inscrições aqui

Siga-nos