Museu do Carro Elétrico do Porto celebra o 25 de Abril com visitas guiadas

museu_carro_eletrico

STCP e o Museu do Carro Elétrico do Porto desenvolveram um conjunto de atividades para toda a família.

A primeira iniciativa decorre já este sábado, 13 de abril, pelas 15 horas. Em “Os Sentidos da Liberdade”, os participantes vão poder conhecer o espaço museológico, numa visita encenada que conta a história de uma menina chamada Abril, nascida durante a ditadura nacional.

Trata-se de uma miúda de cabelos ruivos como os cravos, o rosto salpicado de sardas como se de balas de militares se tratasse e o pé pesado como o marchar do pai. Desde nova, Abril interrogava-se sobre a origem do seu nome. Sentia a liberdade mas não a sabia falar, até ao dia em que se apercebeu do verdadeiro significado do seu nome.

A dinâmica tem a duração de 1h30 e é de reserva obrigatória online. O preço para duas pessoas (um miúdo e um adulto) é de 15€, acrescendo 10€ por cada acompanhante extra.

Na sexta-feira, 19 de abril, terá lugar a “Performance 25”, pelas 19 horas. A dinâmica inclui também uma visita e aborda o papel das mulheres no período que antecedeu o 25 de Abril. Quando se fala desta data marcante, as memórias remetem para os portugueses que foram para a guerra, os membros da PIDE, os homens do governo de Salazar e os Capitães de Abril. Não é hábito falar-se das mulheres e do importante papel que assumiram ao longo desta época. Pretende-se com esta visita questionar o significado de “Liberdade” e refletir sobre o poder na mesma na atualidade.

Esta sessão terá a duração de uma hora e também exige reserva prévia online. O preço para duas pessoas (um miúdo ou jovem e um adulto) é de 13€, acrescendo mais 8€ por cada acompanhante extra. A atividade requer um número mínimo de 16 participantes e um máximo de 50 participantes.

Já na quarta-feira, 24 de abril, pelas 20h30, vai realizar-se a visita noturna “Liberdade a Duas Vozes”. Os participantes serão convidados a embarcar num carro elétrico histórico e a fazer uma viagem em direção ao Edifício da Alfândega do Porto, onde no Museu dos Transportes e Comunicações, o Serviço Educativo conduzirá uma visita guiada de aproximadamente 30 minutos à exposição “O Motor da República: Os Carros dos Presidentes”. De regresso ao Museu do Carro Elétrico, será feita uma visita no espaço museológico.

Esta experiência tem a duração de duas horas e a reserva deve ser feita online. O preço para duas pessoas é de 15€, acrescendo 10€ por acompanhante extra. A atividade requer um número mínimo de 12 participantes e um máximo de 40 participantes.

Por fim, de quinta-feira, 25 de abril, até domingo, 28 de abril, a STCP e o Museu do Carro Elétrico do Porto, convidam os passageiros para uma viagem a bordo dos históricos elétricos, que fazem o percurso da Linha 1 (do Infante ao Passeio Alegre), acompanhada por recitação de poesia sob o mote do 25 de Abril e da liberdade. O acesso a esta atividade, que decorre das 16 às 18 horas, é gratuita.