Novo Museu em Varsóvia conta a história dos judeus desde a Idade Média

O Museu da História dos Judeus Polacos, em Varsóvia, teve a sua pré-inauguração a 19 de Abril, no 70º aniversário da revolta do gueto de Varsóvia. Setenta anos depois do Holocausto, o museu apresenta a história dos judeus polacos, num país que até à II Guerra Mundial tinha uma das maiores comunidades judaicas na Europa. “Quero que este museu seja um museu da vida e não um museu da morte”, disse à Reuters o director interino do museu, Andrzej Cudak.
Os curadores do museu vão primeiro apresentar exposições temporárias, sendo que a exposição permanente e nuclear do museu – representativa da história milenar dos judeus polacos – será inaugurada em 2014. Essa exposição nuclear do museu está a ser desenvolvida por uma equipa de 120 investigadores, coordenada pela investigadora Barbara Kirshenblatt-Gimblett, da Universidade de Nova Iorque.

Fonte: Público

Artigo Completo