Arquivo Nacional disponibiliza ‘online’ documentos inéditos de Vergílio Ferreira

4530

vergilio

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo e a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas estão a disponibilizar «online», e gratuitamente, documentos inéditos relacionados com o escritor Vergílio Ferreira, foi hoje anunciado.

O diretor de ambos os serviços, Silvestre Lacerda, anunciou hoje, em Gouveia, que o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas iniciou, na quinta-feira, a disponibilização de um conjunto de manuscritos relacionados com Vergílio Ferreira, que estavam integrados “no fundo dos Serviços de Censura e também da PIDE/DGS”, a polícia política da ditadura.

Segundo o responsável, alguns dos documentos incluem “a parte relativa à censura do livro que conhecemos como ‘Manhã Submersa’, mas que não era esse o título original, era ‘Cavalo Degolado'”.

O diretor explicou à agência Lusa que estão acessíveis “os apontamentos em que Vergílio Ferreira justifica à Censura a importância da obra e consegue convencê-los a deixarem publicar essa mesma obra”.

Fonte: Diário Digital

Artigo completo

Siga-nos