Açores investe num novo museu

1059

museu_logo

O Governo dos Açores vai investir 3,5 milhões de euros na construção de um museu sobre a construção naval em São Roque do Pico, na ilha do Pico, anunciou hoje o secretário regional da Educação e Cultura.

Avelino Meneses disse à agência Lusa que “o projeto está numa fase de conclusão”, decorrendo o processo de aquisição do terreno, situação que sofreu um “pequeno atraso” relacionado com uma divergência sobre a área.

“O concurso deverá ser lançado ainda esta legislatura e a obra terá um prazo de execução de 16 meses”, explicou o governante, no âmbito da visita estatutária que o executivo açoriano termina hoje à ilha do Pico.

Avelino Meneses adiantou que o acervo do futuro museu, a instalar na freguesia de Santo Amaro, vai contemplar artefactos ligados à construção naval, além de integrar coleções particulares e públicas relacionadas com esta atividade.

“A construção naval tem tradição nos Açores, em várias ilhas, tem tradição em torno dos grandes portos dos Açores”, explicou, adiantando que “onde a construção naval persistiu por mais tempo nos Açores foi precisamente no Pico, curiosamente em Santo Amaro, pelo facto de o picoense estar mais correlacionado com o mar e ter transportado essa tradição até mais recentemente”.

Segundo o secretário regional, “ainda é hoje em Santo Amaro, praticamente, o único sítio dos Açores onde se constroem barcos de alguma dimensão, e onde existe um certo dinamismo em redor da construção naval, daí o aparecimento deste núcleo museológico”.

Fonte: Diário Digital

Artigo completo

Siga-nos